Últimas do Blog

VERRUGAS EM CRIANÇA: COMO ELAS SURGEM E COMO TRATAR?

3

Olá pais, tudo bem com vocês? Bom … No post de hoje falaremos sobre o aparecimento das verrugas e como fazer para que elas desapareçam. Achamos uma matéria muito interessando da dermatologista, Dra. Juliana Macéa, ela explicará sobre as verrugas nos pequenos. Saibam como elas surgem e quais são os melhores tratamentos.

As verrugas são relativamente comuns e costumam aparecer em crianças entre 6 e 10 anos de idade. São causadas por vírus da família dos HPV e a transmissão se dá geralmente pelo contato direto com outra pessoa que tenha lesão ou que tenha a pele infectada pelo vírus, mesmo que sem lesão visível.

A aparência costuma ser bem típica: é uma “bolinha” branca ou amarelada, bem endurecida e muitas vezes na superfície é possível observar pequenos pontinhos pretos.

A localização mais comum é mãos e pés, mas podem surgir em qualquer parte do corpo. Por serem de causa viral, as verrugas podem se espalhar muito rapidamente. Não costumam doer a não ser quando crescem em áreas sujeitas a pequenos traumas, abaixo da unha ou na planta dos pés. Na região plantar, a pressão do peso do corpo dificulta o crescimento “para fora” da lesão levando a um aspecto um pouco diferente e conhecido popularmente como “olho de peixe”.

Para evitar que cresçam e se espalhem, o ideal é tratar as verrugas rapidamente. Existem vários possíveis tratamentos. Em casa, mas sempre com a supervisão do dermatologista, podem ser utilizados ácidos com efeito abrasivo e cremes que estimula a imunidade local. No consultório utilizamos ácidos mais fortes, congelamento da lesão com nitrogênio líquido, eletrocoagulação, laser, e em casos resistentes, injeções de bleomicina com bons resultados.

À medida que as crianças crescem vão desenvolvendo melhor imunidade contra os vírus e as verrugas tornam-se mais raras.

(Dra. Juliana Macéa.)

Gostou das dicas? Deixe sua opinião.
Siga nossa FANPAGE e saiba das dicas, textos e sobre novidades do nosso colégio.

No Comments Yet


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *