Últimas do Blog

PREGUIÇA: DICAS PARA SEU FILHO NÃO SER INFECTADO!

preguicinha

 

Hoje em dia, com a facilidade que a tecnologia nos dá, é quase inevitável não sermos preguiçosos. Mas nós como pais educadores, devemos tanto ensinar, como dar exemplo aos nossos filhos para não levarem uma vida tão acomodada.

 

Hoje temos micro-ondas para aquecer rapidamente a comida, controle de televisão para não levantarmos do sofá, compras online para não irmos até a loja, vídeo aulas que desestimula o hábito da leitura, enfim, muitas coisas que só nos deixa cada dia mais sedentários e preguiçosos, tanto nós adultos, como também as crianças.

 

Você pode dizer: “Mas meu filho não é preguiçoso, ele brinca com os amiguinhos na escola, faz educação física, joga futebol com os coleguinhas ou faz ballet e natação”. Mas em casa, o que ele mais faz? Fica muito tempo em frente ao computador? Dá trabalho na hora de fazer a lição de casa? Reclama se tiver que sair a pé ao invés de usar o carro? Então você pode estar lidando com uma criança preguiçosa!

 

Como uma criança começa se tornar preguiçosa?

 

Uma criança preguiçosa se torna em um adulto preguiçoso na maioria dos casos. Isso no futuro pode transformar-se em trabalho improdutivo, batalhas de responsabilidades na vida familiar e no trabalho, a falta de vontade de trabalhar ou até procurar um trabalho, etc.

 

Ser preguiçosa pode converter a criança em uma viciada em televisão ou computador e pode se tornar uma criança com sobrepeso porque não terá interesse pelo esporte e nem pelas atividades ao ar livre.

 

Criar uma criança para não se tornar preguiçosa, em algumas ocasiões pode ser algo difícil para os pais.

 

Os pais que pensam que seu filho tem responsabilidades suficientes com a lição ou trabalho escolar e as atividades extraescolares, estarão criando uma criança preguiçosa que pensará que pode decidir quando quer ou não fazer estas atividades.

 

Mas, como ensinar uma criança a não ser preguiçosa?

 

Existem crianças que quando se negam a fazer as coisas é porque querem demonstrar poder, ou seja, acham que se comportar assim estará no controle.

 

Não cometa o erro de ceder fazendo o trabalho da criança ou dando as respostas sem que ela leia, releia, pesquise e se esforce para aprender. Todas essas coisas serão o que o seu filho precisará para afirmar que tem o controle que tanto está buscando.

 

É melhor que fale sobre as consequências no futuro que ele terá se não cumprir com as suas responsabilidades. Em algumas ocasiões, as consequências como suspender algo que seu filho gosta muito, por não estudar, ajudarão a criança a aprender na própria pele as consequências e assim ele refletirá sobre as conversas que vocês tiveram e surtirá mais resultados das próximas vezes que ele pensar em não cumprir as regras. Mas lembre-se, se você disse que ele iria ficar 1 semana sem usar o computador caso não fizesse a lição, cumpra! Se não cumprir ele vai achar que está no comando e que você não leva a sério o que diz, e ele também não levará.

 

04 conselhos para que o seu filho não se torne em uma criança preguiçosa.

 

1. Aplique tarefas diárias.

 

As tarefas que os pais escolherem terá que ser de acordo com a idade e as capacidades mentais e físicas do seu filho, mas tenha paciência e não façam essas tarefas por elas. Em todo o caso, ajudar ou orientar para que seu filho consiga fazer sozinho da próxima vez é importante. Ajudar em casa é uma das melhores formas de evitar que uma criança se torne preguiçosa. As crianças e adolescentes devem ser capazes de arrumar sua cama, lavar os pratos, etc. Não negue a oportunidade dele aprender a fazer as coisas bem feitas.

tabela 01

 

2. Não dê dinheiro sem motivos ao seu filho.

 

Hoje em dia, existem pais que dão dinheiro aos filhos sendo ainda muito pequenos, ainda que eles não façam nada em casa. Para que as crianças aprendam a valorizar o dinheiro e o esforço que tem em ganhá-lo, terá que dizer-lhe ‘não’ quando elas pedirem e der somente quando os pais acreditam ser oportuno e elas saibam esperar, uma boa ideia é essa tabela abaixo.

tabela 02

 

3. Ensine a criança a fazer as coisas. 

 

Uma forma excelente de ajudar aos filhos a não serem preguiçosos é ensiná-los a fazer bem as coisas. Os pais devem ter paciência e elogiar as conquistas e melhoras até que seus filhos consigam fazer as tarefas sem ajuda de adultos.

tabela 03

4. Ensine com o exemplo.

 

Se você for uma pessoa preguiçosa é provável que os seus filhos também o sejam. Se você não sabe colocar a sua casa em ordem, seus filhos pensarão que isso é normal e eles serão desorganizados e sujos. Se você quiser que o seu filho não seja preguiçoso, você terá que ensinar com o exemplo. A frase “faça o que digo, mas não faça o que eu faço!” não funciona e não é nada saudável para seus filhos, pois eles entendem que você está cometendo uma injustiça ou até que se você pode fazer é porque aquilo é certo. Se você diz que ele deve fazer tudo certo, mas você faz tudo errado quando ele crescer não valerá de nada seus ensinamentos e ele cometerá os mesmos erros e culpará você por isso!

tabela 04

 

Gostaram das dicas? Deixe seu comentário, sugestão ou experiência, divida com a gente!
Siga nossas redes sociais para se manter informado.

FANPAGE: www.facebook.com/colegio.objetivomontemor

SITE: objetivomontemor.com.br