Últimas do Blog

Participação dos pais na educação

shutterstock_283575242

 

É consenso: a participação dos pais influencia (e muito!) na vida escolar dos pequenos. Pequenas atitudes como checar se a lição de casa foi feita, participar das reuniões de pais e mestres e incluir a escola nos assuntos do dia a dia ensinam aos filhos que estudar é importante. Aqui você confere outras dicas para incentivar a educação das crianças.

Tenha livros em casa

E, se você tem filhos pequenos, leia para eles. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, dos Estados Unidos, mostrou duas maneiras de afetar positivamente o desempenho acadêmico: ler em voz alta para crianças pequenas e conversar com as mais velhas sobre expectativas para o futuro (como a faculdade).

Reserve um lugar tranquilo para os estudos

Rotina, disciplina e perseverança são características essenciais para um bom desempenho. Crie um ambiente que ofereça apenas o necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância da televisão. Concentrado, ele aprenderá mais e errará menos.

Dica: fique de olho no cumprimento das lições de casa. Caso o pequeno precise de ajuda, não deixe de orientar, mas evite dar a resposta certa. Ele deve descobri-la por conta própria. E mostre para o pequeno que ele não precisa ter medo de errar, afinal é errando que se aprende, não é mesmo?

Preserve o tempo livre

Muitos pais incluem diversas atividades fora da escola na agenda dos filhos. Mas saiba que esta nem sempre é a melhor opção. O tempo para brincar também é importante para o aprendizado dos pequenos. Por isso, escolha cursos extracurriculares com cautela.

 

Fonte: BlogTricae