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CRIANÇAS DOENTES? VEJA 15 DICAS PARA MELHORAR A IMUNIDADE.

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Toda mãe sabe o cansaço e preocupação que é ter um filho doente em casa. Além da exaustão física, tem também o cansaço emocional de ver nossos pequeninos sofrendo com tosses, viroses e febres. Isso sem contar que os doentinhos não querem comer bem e ainda faltam à escola, o que nos deixa ainda mais cansadas!

Como melhorar e deixar nossos filhos mais protegidos dos vírus e bactérias? Melhorando o desempenho do sistema imunológico incluindo alguns alimentos no cardápio das crianças.

Segue abaixo 15 dicas de algumas mães, pediatras e nutricionistas que dão muito certo.

 

1 – Ofereça ao seu filho muitos sucos verdes naturais feitos no liquidificador ou na centrífuga, com frutas frescas como laranja, abacaxi, melancia, melão + um vegetal como couve ou espinafre;

2- O abacate é um dos alimentos mais nutritivos do planeta: ofereça inicialmente uma colher de chá puro. Caso não haja aceitação, misture a uma banana amassada ou mel (acima de 1 ano!) para ficar docinho. Como o abacate é extremamente cremoso, muitas crianças o aceitam bem puro;

3- Farelos como linhaça dourada, gérmen de trigo, farelo de quinoa, chia e aveia também devem ser incluídos na dieta dos pequenos, pois são extremamente nutritivos. Tudo sem exageros e de acordo com a idade, nunca ultrapassando a quantidade de 01 colher de sopa ao dia para não exceder o teor total de fibras recomendado (recomendo iniciar com 01 colher de chá por dia). Uma boa dica é incluir esses farelos em preparações como panquecas, bolos, tortas ou amassados com frutas;

4- Se o seu filho está com muito catarro, corte os alimentos derivados do leite por alguns dias, já que eles aumentam significativamente a quantidade de muco produzida pelo corpo. Troque a mamadeira de leite de vaca por leite de arroz, aveia, ou eventualmente de soja. Esses leites têm sabor suave e geralmente são bem aceitos pelos pequenos (e se não forem, faça um meio a meio com o leite de vaca);

5- Por ser fermentado, o iogurte tem uma digestão mais fácil, promovem menor produção de muco e são fontes de lactobacilos importantes para a imunidade. Mas não adianta oferecer um iogurte cheio de açúcar e corantes, como os infantis encontrados por aí. Lembre que iogurte de morango dificilmente é feito com a fruta, e sim, com corante rosa e aromatizante sabor morango. Opte pelos naturais branquinhos e para adoçar use mel (se seu filho tiver mais de 01 ano), xarope de agave, frutose em pó ou açúcar mascavo;

6- Aliás, evite ao máximo oferecer alimentos industrializados ricos em “antes”- corantes, espessantes e conservantes. Alguns exemplos: alguns suquinhos, biscoitos, salgadinhos, ou qualquer outro produto de pacote. Eles desequilibram o organismo e também aumentam a produção de muco pelo corpo;

7- Ofereça em abundância, vegetais e frutas coloridas. Entre os mais ricos em compostos antioxidantes estão o brócolis, tomate, cenoura, espinafre (não todos os dias), couve, uva, laranja, abacate, morangos (só se forem orgânicos), maçã e limão (em sucos);

8- Não se esqueça de oferecer muitos líquidos, na forma de água ou água de coco natural.

9– A maçã e a cebola são ricas em quercetina, um flavonoide que protege o corpo de vírus e bactérias oportunistas e ainda tem uma função anti-inflamatória das vias aéreas;

10- O alho é outro alimento com propriedades anti-inflamatórias e antibactericídas. Acrescente um ou dois dentinhos no preparo da papinha;

11- Outro alimento que tem um ótimo papel na imunidade é o óleo de coco. Inclua em receitas ou acrescente em vitaminas, iogurte ou amassado com frutas (01 colher de chá ao dia para começar);

12- Temperos como salsinha, orégano, alecrim, tomilho, canela, hotelã, gengibre e manjericão são ótimos coadjuvantes na prevenção ou na recuperação de gripes e resfriados, além de terem muitas vezes propriedades expectorantes. Use em pequenas quantidades em preparações salgadas, frutas, sucos ou na forma de chás;

13- Não deixe faltar proteínas no prato. Carne, frango, peixe, ovo caipira e leguminosa (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutrientes que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico;

14- Evite oferecer guloseimas, mesmo que seu filho não consiga comer de tudo;

15- Procure oferecer alimentos de fácil mastigação como sopas nutritivas, purês, mingau de aveia e frutas – frescas ou na forma de um purê quentinho, as crianças normalmente tem preguiça de mastigar muito e isso facilita;
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